4 materiais físicos que você vai precisar, mesmo sendo um Negócio Digital!

Nós já vivemos uma era de Negócios onde o mundo digital deixou de ser uma grande opção para diversos segmentos, principalmente de Tecnologia: ele agora é uma realidade praticamente obrigatória para todos os negócios que querem alcançar a maior visibilidade possível em um menor espaço de tempo e custo.

Não podemos abrir mão da velocidade e do nível de eficiência que o negócio online pode dar para o conhecimento de mercado, a captação e fidelização de clientes e o aumento das vendas, mesmo quando o produto é físico.

Porém, até mesmo os negócios digitais necessitam do mundo físico para sua organização, para a imagem e para o marketing.

Diante disto, pensei em 4 materiais físicos que você vai precisar, mesmo sendo um Negócio Digital.

1. Material de Correspondência Personalizado

Dependendo do seu segmento de mercado, o documento físico ainda é essencial – por exemplo, escritórios de advocacia, consultorias e algumas empresas – por questões legais e até exigências governamentais, mesmo que operam online.

Rapidamente, vamos lembrar dos bancos e financeiras. Mesmo os que nasceram digitais devem atender exigências legais por conta da Defesa do Consumidor.

Diante disto, é fundamental tem um material de correspondência personalizado.

  • Envelopes de tamanhos diferentes.
  • Papel timbrado

É recomendado conhecer as normas de layout para colocar os dados da empresa nestes artigos, de forma a não poluir com excesso de informações e usar os tamanhos de texto adequados.

Um material de correspondência com qualidade impressiona os clientes, transmite uma imagem de profissionalismo.

2. Cartões de Visita

Este é o artigo principal do dia a dia comercial de todo negócio, físico ou online.

Mesmo para os negócios digitais, seus representantes e consultores sabem o quanto é estratégico estar em eventos relacionados ao segmento – congressos, feiras, exposições – e nestas ocasiões muitos contatos importantes são feitos.

O cartão de visitas é a sua imagem visual e da empresa que ficará com potenciais clientes ou parceiros e, quanto mais atraentes e fieis ao seu negócio, em estilo e informação, mais fácil ele será lembrado.

3. Brindes Corporativos

Nos negócios digitais, uma ótima estratégia de marketing é a concessão de brindes virtuais que ajudam a atrair e fidelizar os clientes com o seu conteúdo – e-books, por exemplo.

Mas os brindes físicos continuam sendo uma forma eficiente de gravar a sua marca no dia a dia dos clientes. E as opções são muitas, conforme o seu produto ou serviço e o perfil do seu público.

O limite de criatividade não há, o seu negócio vai definir as opções mais interessantes. Só um cuidado é essencial: escolher o brinde que tem afinidade e traduz o negócio e reforça que ele é online – é uma forma de tornar este fato mais visível.

Uma agenda ou caderno de notas personalizados podem ser brinde ideais para clientes de uma consultoria, pen drives ou carregadores portáteis para um negócio digital de tecnologia, copos e canecas personalizadas para serviços online de lazer e saúde.

4. Material de Comunicação Visual

Estes são os materiais que propagam a marca em momentos repetitivos e sutis, e ainda tem um grande potencial de fazer soar uma marca dentro das residências ou comércios.

Um imã de geladeira, por exemplo. Se você tem uma farmácia online, talvez em uma emergência, o cliente tenha de comprar na farmácia da esquina. Porém, estar ali ao lado das opções físicas é a chance de ser visto.

É o efeito de estar perto da concorrência e ser o escolhido em várias ocasiões e por vários motivos. Calendários de mesa e canetas também ajudam.

A tendência é acharmos que estes itens são brindes. Porém, os brindes devem ser direcionados – até porque o custo é geralmente maior – enquanto esses materiais são para um uso pulverizado – e devem ter um custo bem menor.

 

Conforme podemos ver, os materiais físicos ainda têm algumas funções importantes para aumentar a visibilidade da marca e propaga-la. Aproveite ao máximo, mas com bastante foco.

Sucesso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *