Como divulgar seu trabalho na internet pelas Redes Sociais

Você tem um produto com ótimo qualidade, preço justo que os clientes reconhecem e uma estrutura adequada para atender… muito mais vendas do que tem hoje em dia.

Você sente que poderia estar vendendo mais? Ou que suas vendas estão caindo?

A primeira de algumas respostas  – que você tem quando olha o seu negócio a fundo – pode ser a falta de mais visibilidade digital: pode estar faltando Redes Sociais na sua estratégia de marketing digital.

As Redes Sociais são um excelente canal de comunicação digital com uma audiência de centenas de milhões que todos os dias passam por elas para se divertir, se informar, se relacionar e também para conhecer ou procurar produtos.

Empresas do mundo todo e de todos os portes sabem da importância de estar visíveis nas Redes Sociais. Sabem do potencial de vendas que pode surgir de uma divulgação correta de seus produtos e serviços – elas exigem pontos de atenção, mas o retorno compensa.

Mas como divulgar seu trabalho na internet pelas redes sociais? Vamos falar um pouco sobre o que pode ser eficiente para dar este salto de audiência.

01 – Conheça cada rede social nos detalhes

Cada rede social tem características que a distingue das demais e para ser eficiente no uso delas, é preciso entender onde as estratégias de marketing dos seus produtos e serviços realmente terão relevância.

  • Facebook: a rede mais massificada e um canal eficiente para praticamente todos os negócios;
  • Instagram: mais artístico, visual e muito nichada e negócios como escritórios, consultorias e algumas indústrias não vão obter resultados relevantes nela;
  • LinkedIn: pode ser o inverso do Instagram – mais voltada ao business style.
  • Youtube: uma rede visual que atende a todos os segmentos, da publicidade aos tutorias e cursos.

Conhecer as características de cada rede social é essencial para entender quais tem propostas que se alinham com o perfil do seu negócio e têm o seu público-alvo em volume relevante.

Estar presente em todas pode provocar uma superexposição que pode distorcer a imagem do negócio, além de gerar custos desnecessários.

02 – Defina a Persona do seu negócio

É fundamental ter uma Persona bem definida para trabalhar as campanhas e os conteúdos orgânicos que serão usados nas redes sociais definidas para o seu negócio.

É a partir dela que você terá uma série de informações para interpretar e criar as experiências que vão realmente atrair o seu público. Para uma Persona mulher, solteira e de 30/40 anos, o tipo de conteúdo é completamente diferente do que usamos para uma mulher, casada, com filhos.

03 – Produza conteúdo mais atraente e menos comercial

A lógica de conquista de clientes nas redes sociais funciona de uma forma completamente única.

Criar conteúdo (artigos, postagens, vídeos, imagens) visando apenas propagar seus produtos e serviços pode ser menos eficiente do que você imagina. Porque nos dias de hoje o usuário/cliente quer muito mais engajamento e antes de pensar em comprar.

Eles quer participar ativamente de discussões, entender os valores da sua empresa, ver autoridade nas suas publicações para, em um determinado momento, considerar a compra do seu produto.

Esta jornada exige muita inteligência de marketing para perceber que tipos de conteúdos atraem mais em cada rede (imagens e áudios no Instagram, por exemplo), em que estágio cada cliente pode estar e oferecer conteúdo direcionado a esta momento para provocar uma ação.

04 – Conte com uma parceria para potencializar resultados

O mundo digital muda constantemente, principalmente os critérios que vão definir a visibilidade do seu negócio nos mecanismos de busca – e onde a sua presença é vital.

Acompanhar esta dinâmica, e ainda ter de cuidar da produção, das equipes, dos atendimentos, das vendas e das entregas, é desafiador. As análises podem demorar muito e perderem eficácia em dias.

Portanto, a ajuda de um profissional que acompanha todo este universo, como um Consultor de Marketing Digital é fundamental para definir rapidamente as estratégias que serão usadas nas redes sociais e as métricas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *