Como ter o melhor antivirus para proteger a sua empresa

Proteger os dados e as informações pessoais e empresariais é ação fundamental para quem quer navegar no oceano digital que reúne as melhores empresas de todos os segmentos de mercado e as oportunidade de trabalho e relacionamentos.

No ambiente empresarial estas ações são ainda mais importantes, pois estamos falando de situações onde a empresa pode ter:

  • Prejuízos comerciais, com o roubo de dados e venda para a concorrência.
  • Prejuízos financeiros, com invasão de contas.
  • Prejuízos de imagem, com a empresa disseminando o ataque por meio de uma rede vulnerável.

Como podemos ver, um ataque virtual pode representar até mesmo a diferença de continuar no mercado.

E o item mais importante de uma solução de Segurança de Informação é o programa Antivirus. Escolher pode ter ficado mais demorado, pelas muitas opções e recursos, mas o resultado poderá ser sempre um produto que dará muita proteção.

Recomendação 1: um nome com reconhecimento no mercado

A marca é um fator que faz muita diferença neste setor. Você certamente já ouviu falar de ótimas marcas que surgiram recentemente, mas o universo é pequeno.

Por este motivo, é importante pesquisar as marcas mais importantes. São empresas que investem muito em pesquisa, laboratórios em vários lugares do mundo, infraestrutura de suporte profissional. Isso reflete no custo dos antivirus pagos, mas também na qualidade.

Uma forma de avaliar o comportamento delas é pesquisar em grupos no Facebook e em fóruns de TI. As opiniões podem ajudar a entender os pontos fortes e fracos das opções e você pode interagir para pegar mais dados.

Recomendação 2: cuidado com os softwares falsos

Evidentemente que o crime digital estaria neste setor, tentando atrair usuários que não tem intimidade com o assunto ou não se informam bastante a respeito.

Muitos criam esquemas de nível profissional – layout de site, blog atraentes, quase cópias de empresas famosas e com isso e um preço baixo (ou até mesmo gratuito) conquistam a atenção de muitas pessoas.

Outro aspecto importante é fazer o download do arquivo de instalação do programa diretamente no site da empresa. Muitos sites disponibilizam o arquivo, mas pode ser falso ou infectado.

Uma boa ferramenta para checar a idoneidade da empresa é pesquisar em sites como o virustotal.com. Se ela estiver catalogada no site, é um sinal positivo.

Recomendação 3: verifique se a empresa tem laboratório no Brasil

Este quesito tem uma importância grande, mas poucas pessoas prestam atenção. Um dos recursos mais usados pelos criminosos virtuais é propagar as ameaças usando termos específicos do país e de interesse da maioria da população – por exemplo, FGTS – e até de forma sazonal – Imposto de Renda, saque do PIS e outros.

As fornecedoras de antivirus contam com profissionais que pesquisam a incidência de termos usados para atrair as vítimas e quando elas têm laboratório no país, contam com profissionais que tem a experiência para saber quais são usados aqui.

Isto aumenta muito a eficiência da solução para uso no Brasil.

Recomendação 4: antivirus pago ou gratuito?

Para as pessoas que usam basicamente a Internet, e-mail e streaming de vídeos (sem baixar diretamente para o computador), uma solução gratuita pode atender muito bem. Inclusive porque muitas opções contam com pacotes de uma abrangência muito maior do que tínhamos nas primeiras gerações de antivirus.

Quando falamos de acesso a internet banking, e-mails corporativos, download de anexos e arquivos de sites e uso de sistemas web, um antivirus pago é a melhor opção.

Ela contém mais proteções, algumas específicas para trânsito de informações empresariais e bastante atuais, como o bloqueio de ransomware – o tipo de ameaça que provocou pânico em 2017 roubando dados de empresas e exigindo pagamento de resgate em bitcoins.

O custo das soluções se paga pela proteção que elas fornecem e a tranquilidade que você terá no dia a dia. O mais importante é escolher o melhor antivirus pago, pela lista de funcionalidades e a estrutura de atendimento (além do laboratório, que falamos anteriormente).

Recomendação 5: atualização é o combustível do antivirus

Dois itens muito importantes dentre as funcionalidades que os antivirus fornecem são a atualização de versão e a atualização de banco de dados de ameaças.

Um antivirus que bloqueia ransomware já demonstra que tem uma política de pesquisa e atualização de ameaças superior. Os antivirus devem checar uma versão novo do programa a cada início de uso da máquina e atualizar o banco de dados de ameaças – quais são e o que o antivirus deve fazer – pelo menos uma vez por dia.

Outra ação essencial é controlar as renovações. Porém, a maioria das empresas mantém um e-mail marketing eficiente para avisar os clientes.

 

São dicas valiosas para você implementar um ótimo programa de antivirus como parte da solução de Segurança da Informação da sua empresa. Espero que tenham sido úteis.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *