Dicas de Marketing Digital para quem vende produtos físicos!

Vender através da internet tornou-se uma estratégia obrigatória para praticamente todos os nichos de mercado de produtos e serviços.

A realidade de comércio hoje em dia é digital, onde empresas podem se expor e relacionar-se com um número impressionante de usuários – que podem tornar-se seus clientes em questão de minutos.

A comodidade de um clique pode fazer a diferença para perdermos vendas se não estivermos na maior vitrine do planeta: a internet. Mas, como toda estratégia, a experiência nos dá ideias valiosas para lidar melhor com o público que está por trás as telas.

Por este motivo, separei algumas Dicas de Marketing Digital para quem vende produtos físicos. Espero que ajudem o seu negócio. Boas vendas!

1 – Estude muito o seu público-alvo.

Muitas empresas erram ao superestimar o público-alvo, gerando expectativas que não são corretas. O resultado é uma frustração sem motivo real e custos desnecessários.

Por este motivo, estudar cuidadosamente quem é o seu cliente é fundamental. No Marketing Digital, este conhecimento é a base de tudo que será definido.

Saber claramente quem é o seu público pode decepcionar no começo pela quantidade. Mas lembre-se: dez possíveis clientes interessados multiplicam a sua base com uma rapidez que não existe em mil possíveis clientes indiferentes.

2 – Invista em um Blog de qualidade para o seu segmento.

A comunicação de qualidade com o público da internet é a base para transformar a sua marca em uma opção real de compra.

Quando falamos em blog para o segmento, é dar aos usuários um conteúdo com informações importantes sobre o mercado onde seus produtos estão inseridos e não apenas informar.

Se por exemplo, você vende produtos de beleza, é interessante falar das descobertas da ciência sobre produtos naturais para a fabricação deles, o que as pessoas estão consumindo, dicas de tratamentos.

O público-alvo vai naturalmente ver autoridade no seu conteúdo e associará ao seu produto.

3 – Explore as redes sociais. Com moderação.

A grade maioria dos usuários de internet estão em pelo menos uma rede social neste momento (se não for mais). Portanto, é nelas que o seu negócio precisa estar.

Um cuidado importante é onde expor: o Facebook, se bem usado, é eficiente em todos os nichos, porém redes como o Instagram, o LinkedIn e o Youtube podem não ser atraentes ao seu.

Por exemplo, se você vende peças para carro, o Instagram não vai agregar muito. Para vendas de roupas, ele é o mais interessante, para explorar o conteúdo visual (imagens e stories). Se você vende cursos, o LinkedIn deve estar no topo da sua lista.

Seus clientes – pessoas e empresas – estão usando todas as redes. Então, a escolha correta evita um massificação que prejudique sua marca onde ela não combina.

4 – O Whatsapp é um forte aliado.

Dentre as redes sociais, o Whatsapp é praticamente um must have do mundo atual: é a maior rede de mensagens instantâneas do mundo, difícil encontrar quem consome produtos e serviços e não tenha esta rede no seu aparelho

Este aplicativo é um ótimo recurso para divulgar seus conteúdos e produtos (na mesma lógica de cativar o público do seu blog) e manter um relacionamento comercial mais ágil.

Você pode usar a versão Business, que tem configurações e mensagens próprias para se posicionar como negócio.

5 – Imagens e vídeos podem ser o diferencial no seu marketing

As pessoas estão cada vez mais visuais na sua relação com as informações e empresas. Não por acaso termos hoje em dia uma rede essencialmente visual – o Instagram.

Investir em ótimas imagens e vídeos dos seus produtos é uma ótima estratégia – e em praticamente todos os segmentos. Afinal, qual negócio não tem um vídeo institucional, uma apresentação da linha de produtos ou pequenos passo-a-passo relacionados aos seus produtos?

Um cuidado com estes conteúdos é o tamanho: podem pesar na abertura das páginas do seu site ou blog ou no Whatsapp, desestimulando o usuário.

 

As dicas de Marketing Digital para o seu negócio físico não param por aqui. Existem muitas outras e um profissional de Marketing Digital pode ser um grande aliado seu neste assunto.

Um bom case de exemplo é essa empresa de gerador de energia à diesel, que prospecta seus clientes também online.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *