O que é WordPress?

A cada dia cresce o número de pessoas que já ouviu falar ou que esteve em contato com o WordPress. Seja criando o seu próprio e singelo Blog pessoal ou desenvolvendo um site de baixo custo, o WordPress vem se fazendo presente e importante.

De uma forma superficial, o wordpress foi criado em 2003 como uma plataforma de criação de Blogs, mas de lá para cá, vem aumentando suas funcionalidades e se mostrando uma ferramenta de grande valor.

É hoje, a plataforma pública de Blogs e Sites mais utilizada no mundo, sendo que cerca de 25% de todos os sites da internet provém do WordPress.

O que fez esta plataforma tão popular são também os seus diferenciais. O WordPress se mantém como uma ferramenta de fácil operação, onde mesmo um leigo, com um pouco de interesse e dedicação, consegue criar um Blog ou um Site do zero.

Outra grande vantagem é que suas facetas gratuitas são muito boas, não sendo uma plataforma que te obriga a fazer um upgrade para algo pago logo de cara. Na verdade, o WordPress em si possui uma versão paga mais comercial direcionada a webmasters e programadores.

Mas, sua versão gratuita pode também ser usada de forma profissional uma vez que agrega conteúdos pagos para profissionalizar a criação de sites e blogs. Por exemplo, templates profissionais, plug-ins, banco de dados e mesmo um aplicativo dentro de um serviço de hospedagem para montar um site maior, mais complexo e mais profissional.

A ferramenta de montagem de site do WordPress vem revolucionando o mercado de páginas da web, se tornando um serviço mais popular e que não exige necessariamente um conhecimento profundo de programação.

Mas não se engane, a plataforma WordPress também oferece features profissionais, onde webmasters e programadores trabalham e desenvolvem projetos complexos.

Podemos afirmar, que o WordPress é um facilitador. outras grandes vantagens da plataforma também, são sua amigabilidade aos mecanismos de busca, por usar HTML que é fundamental para o Google e outros mecanismos rankearem as páginas e, por ser um terreno fértil para o uso de SEO, seja através de plug-ins como Yoast SEO ou de forma manual, um site no WordPress pode ter alta performance como outro qualquer.

Também pode ser exportado/migrado com facilidade, ou seja, você pode escolher trocar o seu site de hospedagem no momento que quiser. Além disso, se comunica muito bem com a compra de Registros .com, .com.br e afins através do Registros.br, que é o órgão que regulamenta as urls no Brasil.

Outro grande diferencial, é o fato de ser suportado por uma comunidade de milhões de pessoas ao redor do mundo, que estão sempre criando conteúdo, tutoriais, templates, plug-ins e outros artigos de desenvolvedor para o WordPress.

Por ser altamente adaptável a diversos cenários, o WordPress vem crescendo muito dentro do universo de desenvolvedores web. Dentro desta plataforma você pode criar milhões de cenários: sites, blogs, e-commerces, Fóruns e etc.

E como a cereja do bolo, possui milhares de especialistas ao redor do mundo. Se em algum momento você precisar customizar, incrementar ou mesmo de alguma ajuda profissional, saiba que existem incontáveis especialistas em WordPress ao redor do mundo, entre designers, desenvolvedores e programadores e afins.

Além de ser uma ferramenta acessível tanto financeiramente como o próprio operacional, ainda oferece uma infinidade de possibilidades da criação ao gerenciamento; passando por manter um layout moderno ou conter ferramentas complexas, tudo dentro da mesma plataforma e com inúmeros tutoriais disponíveis em quase todos os idiomas pela internet. Não é por um mero acaso que se tornou a plataforma mais popular no mundo quando o assunto é a criação de uma página na rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *