O que os comerciantes precisam saber sobre o WhatsApp Business

Quando o Facebook comprou o popular serviço de mensagens WhatsApp por aproximadamente US $ 20 bilhões em 2014, alguns observadores questionaram como o Facebook conseguiria seu dinheiro de volta, e muito menos lucro.

E por um bom motivo: no momento da aquisição, o WhatsApp tinha uma receita escassa de US $ 10 milhões.

Mas o Facebook se mostrou hábil em monetizar não apenas sua própria rede social, mas outro serviço popular que adquiriu por um valor de dez dígitos, o Instagram, e os esforços da gigante de mídia social para transformar o WhatsApp em gerador de receita estão se tornando mais aparentes a cada dia.

É um aplicativo Android

WhatsApp Business é um aplicativo Android projetado para pequenas empresas.

Usando o aplicativo, as empresas podem criar e gerenciar perfis de negócios, que são como páginas do Facebook para o WhatsApp. Eles contêm informações básicas sobre a empresa, como descrição, endereço de e-mail, endereço físico e URL do website.

O aplicativo também fornece ferramentas de mensagens que permitem que as empresas se comuniquem mais facilmente com seus clientes por meio do WhatsApp.

Essas ferramentas incluem a capacidade de configurar mensagens de saudação e de saudação automatizadas, bem como definir respostas rápidas para solicitações comuns.

Usando o WhatsApp Business desbloqueia funcionalidade de desktop

As empresas que usam o WhatsApp Business não precisarão usar o aplicativo Android exclusivamente para enviar e receber mensagens.

Em vez disso, eles poderão usar um aplicativo da Web do WhatsApp Business, possibilitando que eles gerenciem sua presença no WhatsApp a partir da área de trabalho.

Está disponível em vários países para começar, mas estará disponível globalmente em breve. O WhatsApp Business pode ser baixado na Google Play Store nos EUA, no Reino Unido, no México, na Itália e na Indonésia.

O WhatsApp fornecerá dados de análise

Para ajudar as empresas a entender melhor como suas atividades comerciais do WhatsApp estão funcionando, o WhatsApp lhes dará acesso a dados analíticos, como o número de mensagens lidas.

Embora pareça que a funcionalidade de análise seja bastante rudimentar, dada a experiência do Facebook nessa área em sua rede social principal e no Instagram, espere que essa seja uma área que se desenvolve ao longo do tempo.

As contas empresariais serão designadas como tal

As empresas que configuram perfis usando o WhatsApp Business terão seus perfis rotulados como perfis de negócios para que os usuários do WhatsApp que interagem com esses perfis entendam que estão interagindo com uma empresa.

O WhatsApp também está verificando alguns perfis de negócios confirmando que o número de telefone na conta corresponde ao número de telefone da empresa. Empresas verificadas apresentam um rótulo indicando que elas foram verificadas.

As empresas não podem se comunicar com todos os usuários

As empresas que usam o WhatsApp Business não poderão entrar em contato com os usuários do WhatsApp quando quiserem. Em vez disso, os usuários devem optar por receber comunicações de uma empresa.

Isso significa que as empresas que desejam usar bem a plataforma de mensagens precisarão desenvolver estratégias de marketing e engajamento que promovam essa opção.

Recursos pagos provavelmente estão chegando

No ano passado, o chefe de operações do WhatsApp, Matt Idema, disse ao Wall Street Journal que a empresa planeja lançar recursos pagos para as empresas.

O Idema não revelou o que esses recursos pagos podem ser, mas é lógico supor que, pelo menos inicialmente, o WhatsApp direcionará recursos pagos para empresas maiores com maior probabilidade de pagar por esses recursos.

Enquanto o WhatsApp Business é projetado para pequenas empresas, o WhatsApp também está permitindo que empresas maiores, como a KLM Royal Dutch Airlines, interajam com os usuários integrando seus próprios aplicativos diretamente na plataforma WhatsApp.

recursos-do-whatsapp-business-2

Então, as empresas devem pular no trem do WhatsApp?

O WhatsApp é uma plataforma incrivelmente atraente para empresas.

Com mais de 1,3 bilhão de usuários, é maior que o Instagram, que o Facebook e se tornou uma das plataformas sociais mais populares para os profissionais de marketing. Os usuários do WhatsApp também são incrivelmente engajados, enviando mais de 55 bilhões de mensagens por dia.

Com esse uso, não é surpresa que alguns comerciantes estejam obtendo sucesso usando o WhatsApp. Por exemplo, a Morning Consult diz que 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil que estão no WhatsApp indicam que a plataforma de mensagens está ajudando-as a se comunicar com seus clientes e expandir seus negócios.

Claro, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens, por isso não é como o Facebook e o Instagram e não deve ser tratado da mesma maneira. Também é mais popular em alguns países do que em outros, o que irá influenciar realisticamente o sucesso de qualquer negócio em particular na plataforma.

Por exemplo, o WhatsApp é muito mais popular na Índia do que nos EUA. Portanto, a capacidade das empresas de ganhar com o uso do WhatsApp Business provavelmente será baseada, em parte, na popularidade do WhatsApp onde elas estão localizadas.

Embora o uso comercial de plataformas de mensagens nos EUA e na Europa não seja tão robusto quanto na Ásia, por causa de seu tamanho e do apoio do Facebook, o WhatsApp é uma plataforma lógica na qual as empresas ocidentais podem começar a experimentar mensagens e WhatsApp Business. tornará mais fácil para eles fazer isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *