Os negócios que mais cresceram em 2017

A crise econômica que já dura há alguns anos, levou milhares de brasileiros para o Empreendedorismo, como alternativa para o desemprego recorde e também para buscar mais satisfação e independência profissional, com a perspectiva de um mercado de trabalho cada vez menor.

Em 2017, o número de empresas abertas aumento 20% em relação a 2016, o que demonstra a mudança de cultura do brasileiro, de sair da segurança do emprego (ou desistir dela) e buscar forma de conseguir mais renda com seu próprio investimento.

Mas entre tantos segmentos que cresceram, quais os de maior desempenho? Entre eles, pode ter um que te motive ser empreendedor?

1. Cuidados com Animais

Crescimento típico da mudança de hábitos do brasileiro, que a cada dia tem mais animais em residências, e busca produtos e serviços para o bem estar deles. Aqui estamos falando basicamente das pet shops, com espaços mais diversificados em produtos e serviços – incluindo veterinários parceiros para atendimentos de emergência.

Como qualificação principal, podemos destacar o amor pelos animais, seu e dos funcionários – ir além de apenas cuidar pela obrigação, os pais percebem isso e seu negócio vai sofrer.

Uma variação deste setor que surgiu e está em crescimento é a Hospedagem Animal – isolada ou combinada com uma Pet Shop.

Ter animais de estimação é uma realidade que não irá mudar (felizmente para os amigos de patas), portanto investir neste mercado continuará sendo atraente.

2. Cervejarias Artesanais

O Brasil é um dos países que mais consome cerveja no mundo, então a presença de sucesso deste segmento não seria uma novidade.

O importante neste setor é conhecer profundamente as técnicas de fabricação, as variações mais consumidas por região e época (existe uma sazonalidade forte) e estudar bastante as novidades do produto.

A Cerveja continuará sendo a bebida mais consumida no Brasil, e as pessoas descobriram nas variações artesanais novos sabores e texturas, então é um setor que continuará crescendo. Mas não esqueça: criatividade de produto e processos é fundamental para sobreviver à forte concorrência.

3. Manutenções e Customizações

Este é um setor que retomou o crescimento com a crise. Mais e mais pessoas optam por consertar eletrônicos, eletrodomésticos, calçados e roupas – nestes dois itens, a customização é forte, com um mercado de moda mais democrático em estilos.

A qualificação principal: buscar sempre por técnicas que reduzam os custos.

O mercado sinaliza que este setor não vai surfar na onda da crise apenas: a conscientização da sociedade quanto ao consumo inteligente e a redução de lixo tecnológico vai alimentar o desejo das pessoas de prolongar a vida útil dos seus bens.

4. Alimentação Alternativa

As pessoas buscam cada vez mais as atitudes que melhorem a sua qualidade de vida, e a alimentação é a principal delas. A Alimentação Alternativa (podemos incluir aqui a Vegetariana, a Natural, a Vegana) vem se tornando menos cara e menos concentrada em localidades de maior poder aquisitivo.

Esta democratização é que torna este setor um dos de maior crescimento em 2017.

A qualificação principal: estudar muito as tendências, novos alimentos e preparos.

A Alimentação Alternativa deixou de ser moda e se tornou um negócio que vale o investimento a longo prazo.

5. Marketing Digital

Sem dúvidas, o setor que mais cresceu em 2017 e por um motivo simples: as empresas, tradicionais e de e-commerce e, principalmente dos setores acima, estão apostando no Marketing Digital como o melhor caminho para dar visibilidade aos seus produtos no mercado digital, conquistar clientes e aumentar faturamento.

A qualificação principal: estar sempre atento a todos os movimentos sociais e culturais na grande rede, é deles que surgem as novidades e tendências que seus clientes poderão ou precisarão explorar para melhorar sua rentabilidade.

A era digital não é mais uma novidade. Ela está presente e tudo do dia a dia e vai abraçar cada vez mais o mercado consumidor. Está a sua oportunidade investir na Internet e fazer a diferença.

Espero que estas informações tenham ajudado. A lista não para por aqui, claro, e você pode usa-la como uma inspiração para os inúmeros nichos que estão esperando empreendedores para ganhar dinheiro na Internet. Clique aqui e saiba mais!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *