Pensando em abrir um Laboratório de Análises Clínicas? Vejas estas dicas!

O setor de Laboratórios de Análises Clínicas vem crescendo seguidamente nos últimos anos e se torna uma atividade com muito potencial de sucesso.

A saúde pública tem atravessado momentos difíceis, e isto favorece muito o crescimento de laboratórios, para atender uma demanda forte de pessoas que têm planos privados de saúde e uma preocupação cada vez maior com a prevenção – sem contar a eficiência e rapidez no caso de exames auxiliares de tratamento.

Mas investir neste setor é um alto e complexo investimento, com detalhes específicos e alguns essencialmente técnicos, que dependem de um conhecimento grande para tomar as melhores decisões.

Você está pensando em abrir um laboratório de análises clínicas? Vejas estas dicas.

1 – Comece seu Laboratório de Análises Clínicas por um Plano de Negócios

Este é o instrumento mais importante da construção de um negócio: o Plano de Negócios.

Nele estarão todas as premissas e dados que precisamos para desenvolver as ações para implantar um laboratório. Podemos destacar:

  • Definição de público-alvo.
  • Estratégia de marketing.
  • Expectativa de receita e despesa operacionais mensais.
  • Valor de investimento inicial.
  • Lista de equipamentos, mobiliários e demais itens.
  • Cronograma de abertura.
  • Obrigações fiscais e setoriais para abertura e manutenção.

A lista é bem mais extensa e dá a dimensão da importância. É fundamental ter, com o Plano de Negócios, o domínio completo de todos os fatores de sucesso e riscos. Desta forma, podemos abrir o negócio com mais segurança.

2 – Conheça bem a concorrência do seu Laboratório de Análises Clínicas

Conhecer a concorrência é uma regra primordial para iniciar o negócio. No setor de Laboratório de Análises Clínicas, apesar de existirem poucas empresas, são muito competitivas e sempre buscam alternativas para conquistar clientes.

Este conhecimento dependerá muito da abrangência do seu negócio – a extensão regional que ele deve alcançar. Mas é importante conhecer os produtos que ele atende – você pode oferecer alguns que os concorrentes mais fortes não fornecem.

3 – Implemente um Plano de Marketing para seu Laboratório de Análises Clínicas

Aqui podemos compreender o marketing de forma ampla – as estratégias para dar visibilidade ao seu negócio, conquistar clientes, gerar vendas e fideliza-los.

O Marketing Digital é fundamental para atingir estes objetivos da forma mais rápida e com eficiência e chances muito maiores de sucesso.

Você pode mapear toda a região em busca do mercado potencial de clientes conforme um perfil definido – e ele deve estar definido como premissa do Plano de Negócios. A partir dele, deve-se desenvolver as ações para usar cada canal digital de interação com seu público-alvo.

  • Uso de site e blog para divulgação dos serviços e conteúdo relacionado.
  • Uso das redes sociais para publicar conteúdo relacionado com o setor.
  • Estratégia de Funil de Vendas com e-mails.

Essas são algumas das estratégias mais conhecidas. O importante é buscar uma consultoria especializada e montar um Plano de Marketing alinhado com seu Laboratório de Análises Clínicas e aumentar a eficiência do seu investimento.

4 – Entenda as exigências para abrir seu Laboratório de Análises Clínicas

Um empreendimento na área de Saúde convive com uma série de exigências legais e é importante cumpri-las integralmente para não correr riscos de o negócio ser paralisado até que a exigência seja atendida.

Aqui podemos dividir as exigências em:

Exigências legais de um Laboratório de Análises Clínicas

  • Cadastro de CNPJ.
  • Elaboração e registro do Contrato Social.
  • Alvará sanitário.
  • Alvará municipal de funcionamento.
  • Licenciamento no órgão de meio ambiente da região.
  • Consultar a viabilidade de instalação no local escolhido (Prefeitura).

Exigências setoriais de um Laboratório de Análises Clínicas

  • Cadastro do laboratório nos planos de saúde, hospitais e clínicas da sua região.
  • Registro no Conselho Federal de Biomedicina.

5 – Conheça as experiências de sucesso para seu Laboratório de Análises Clínicas

Os exemplos de sucesso no nosso setor trazem muitas lições aprendidas que podem ajudar muito a construir um negócio e, principalmente, entender os obstáculos que fazem parte do caminho.

Um bom exemplo de laboratório é o Minas Labor que vem se destacando dentro e fora da internet. Conheça o site para se inspirar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *