Sim, você pode ter sucesso começando um negócio próprio do zero. E existem ótimas dicas e ideias de negócios!

Todos os dias, milhares de pessoas acordam dispostas a empreender e mudar radicalmente suas vidas profissional e pessoal.

E surgem ótimas ideias de negócios, gente com talento e muita disposição e, o mais importante, com o vontade de empreender. E quanto desta gente com vontade e talento desiste porque não tem o capital necessário?

Porém, você pode ter sucesso começando um negócio próprio do zero. E existem ótimas dicas e ideias de negócios!

Uma ou algumas podem ser úteis a você, neste momento da sua vida. Porém, duas coisas são essenciais: planejamento e disciplina. E elas não custam um centavo sequer.

As ideias de como montar o negócio do zero

1. Concentre-se nas suas habilidades e onde elas podem te levar

Muitas pessoas desistem de empreender porque não tem capital para abrir um negócio que está bombando atualmente. Mas ele só bomba porque a pessoa tem habilidades para conduzir – e nem sempre sabemos se ela está ganhando dinheiro.

Então a primeira e valiosa dica: esqueça negócios e pessoas, foque no que você sabe fazer com competência. Seja o que for. Os maiores especialistas afirmam: o primeiro passo é descobrir o que gostamos ou o que sabemos – e melhor ainda, as duas coisas juntas.

2. Descubra quais são as dores dos seus clientes

Pesquise com amigos, vizinhos, andando pelas redondezas para descobrir que produtos ou serviços eles precisam e não tem ou as opções são ruins. Você pode descobrir nichos onde tem habilidades e isso é um ótimo caminho, ou pode se qualificar com pouco ou nenhum custo.

E mesmo quando temos capital e um produto que sabemos fazer, de pouco adianta se não atender a necessidade do seu público. Lembre-se: os negócios bem sucedidos sempre começam olhando para o que o cliente quer.

3. Estude muito. E pode ser de graça!

Dependendo da sua urgência, você pode se qualificar para nichos atraentes e onde você veja mais opções de investimento. E o melhor: existem muitos cursos de baixo valor e muita qualidade, sobre os mais variados assuntos, incluindo os da sua escolha, em plataformas como a Hotmart e a Descola.

Uma outra forma é pesquisar sobre o assunto de interesse na Internet e encontrar sites com autoridade que divulgam ebooks gratuitos. Busque quantos forem possíveis. São objetivos, de fácil leitura e em pouco tempo você terá toda a informação que precisa para a próxima etapa.

São todos online, você escolhe o melhor momento para se dedicar. Uma dica valiosa: procure estudar Marketing Digital também. Será essencial mais à frente.

4. Você tem um emprego no que gosta? Transforme seu trabalho em escola e networking.

Se você gosta de fazer bolos e está trabalhando em uma doceria, então está no lugar certo para aprender ao máximo e se estar melhor preparado para o momento de investir. E também pode ir fazendo uma reserva financeira.

5. Monte um modelo de negócio

Se você não conhece, fique tranquilo: nada mais é do que desenvolver a forma como você quer (ou deve) criar seu negócio para vender a ideia escolhida. Neste momento seja detalhista e realista com tudo: produto, clientela, forma de produzir e principalmente o capital.

É neste documento que você pode descobrir, por exemplo, que o capital é menor do que você imaginava. Uma excelente ferramenta e bastante simples para montar um modelo de negócios é o Canvas.

Gaste um bom tempo nesta etapa porque a qualidade dele vai te ajudar adiante. E ouça amigos a respeito do seu modelo, eles podem ter ideias e críticas que podem fazer muita diferença.

6. Procure investidores

Você tem uma ideia, as habilidades, estudou sobre ela e montou um plano de negócios. Você está pronto para procurar e conseguir parceiros com capital para o seu negócio. Quem sabe aquele amigo ou familiar que gostaria de investir no talento de alguém, enquanto continua no seu emprego formal?

Não tenha vergonha de apresentar seus planos. Tenha convicção sobre eles, mas também ouvido para receber dicas e opiniões. Cada pessoa que não possa ou queira investir vai lembrar de você para um potencial investidor, se ficar convencida de que você está preparado.

7. Comece pequeno e aos poucos, enquanto o investidor não vem

Seu modelo de negócio exige 1000 de capital e você só tem 500 e não tem investidor? Que tal começar com o que tem e fazer acontecer?

É melhor estar no mercado ganhando metade, você estará visível e atrairá pessoas para se associar. Mas um cuidado é essencial: aumente a sua meta de ganho somente quando estiver certo de quem tem reserva e condições de atender uma demanda maior.

Algumas ideias de negócios para começar do zero

1. Você tem experiência em um assunto. Seja consultor.

Se você tem anos de trabalho em TI, por exemplo, pode ser um consultor para projetos de TI para outras empresas. Pense de que forma a sua experiência pode ser vendida para empresas.

2. Trabalho Freelancer

Você pode vender as suas habilidades como freelancer em sites de ofertas e demandas como o 99Freelas e o GetNinjas. É uma forma de ganhar dinheiro e formar um netwkoring que pode ser útil no futuro.

3. Mercado digital

Este é o setor que mais cresce, em diversidade de possibilidades e potencial de ganho. Você pode trabalhar com desenvolvimento de sites/blogs, edição de vídeo, redação de conteúdo, marketing digital, criação de cursos online e outros itens.

Você também pode vender infoprodutos (ebooks, cursos online) sobre assuntos que você domina e tenha um conhecimento grande, nas plataformas

 

Um ponto interessante em comum para estas ideias de negócios é que todas podem ser conduzidas em home office e sem custo de investimento além de um notebook e uma impressora.

E você pode buscar parcerias para começar seu negócio com capital

As Plataformas Online de Crédito são, hoje em dia, uma excelente alternativa para levantar empréstimos com taxas de juros muito menores que os bancos tradicionais e num processo mais rápido e menos burocrático.

Portanto, você pode estudar no seu modelo de negócios um empréstimo que provavelmente caberá na sua previsão mensal. Clique aqui e veja como você pode começar mais rápido o seu negócio!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *