Yoast SEO – Plugin para WordPress

Já ouviu aquele ditado “A Propaganda é a Alma do Negócio”? Ok, esta foi fácil, e se eu dizer que nos dias de hoje poderíamos dar um upgrade neste ditado, deixar mais parecido com algo do tipo “Um Bom SEO é a Alma do Negócio”.

A verdade é que um SEO estruturado faz milagres para o seu negócio. Coloca sua página nos primeiros lugares do ranking dos mecanismos de busca do Google, leva o seu conteúdo até quem está buscando por ele, torna o seu link relevante e etc. Mas, este mesmo sistema não é tão simpático quando o assunto se torna: Blogs.

Primeiramente, vamos entender um pouco qual a grande diferença entre Blog e Site, já que com a entrada do WordPress – que basicamente era um criador de Blogs e hoje vemos muitos sites criados e mantidos nesta plataforma, mudou um pouco a diferenciação entre ambos.

Podemos considerar tudo o que é criado no WordPress como um candidato ao uso do Yoast SEO. A questão é que configurar um SEO eficiente aqui pode ser um trabalho um pouco mais complexo.

Mas, no fantástico mundo da internet tudo é possível. A ferramenta Yoast SEO aparece como um divisor de águas quando o assunto é configuração de SEO em blogs.

Se você não sabe o que é, da forma mais simples, é um plug-in de wordpress para configurar o SEO em seu blog.

Numa busca rápida do Google, você vai encontrar diversos tutoriais que ensinam a configurar o plug-in. Então podemos aceitar que, ela não é a ferramenta mais complexa do planeta, afinal de contas, não se acha tantos tutoriais assim para aprender, por exemplo, como executar uma cirurgia cardíaca.

Desta forma, sim, com um pouco de paciência e muita vontade, é possível configurar o SEO no seu site ou blog wordpress.

O Yoast SEO, basicamente, vai trazer para o seu site muito mais visitantes através do Google, do Bing e de Redes Sociais. Vai equiparar com outros sites programados no ranking dos mecanismos de buscas e vai tornar o seu conteúdo mais relevante que os demais.

A configuração deste plug-in é feita diretamente no WordPress, e apesar de não ser difícil, pode ser um pouco complexa.

yoast seo plugin

O Yoast SEO se tornou a ferramenta mais famosa na otimização de posts, pois além de mostrar onde você pode estar errando, ainda apresenta as principais otimizações num sistema One Page dentro do Blog.

O sistema de amostra de erros na criação de conteúdo com o SEO, torna tudo muito mais assertivo, mas mesmo ele simulando os crawlers do Google (bots que procuram e penalizam conteúdos não relevantes), o Yoast SEO não vai penalizar o seu conteúdo.

Ele é uma ferramenta que ajuda a identificar esses erros e te mostra um cenário real de como o seu conteúdo será tratado pelos mecanismos de busca.

No site oficial do Yoast (em inglês), além do plug-in de SEO, ainda estão disponíveis outros plug-ins que oferecem uma performance cada vez maior ao seu Blog, não somente, também é oferecido um curso online de SEO e Yoast SEO para os que estão apenas começando a se familiarizar com esse mundo novo da relevância.

Independente do seu grau de familiaridade com o plug-in, Yoast SEO é uma ferramenta que vale o interesse. Entender como funciona e como fazê-la trabalhar a seu favor pode ser o verdadeiro diferencial entre ter ou não sucesso nos mecanismos de busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *